quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

CRIAÇÃO DE PERSONAGENS

Primeiro, deve-se criar uma ficha para o personagem, com dados pessoais (nome, idade, características físicas, gostos, etc.), traços de personalidade e um esboço da aparência que ele deve ter. O ideal é pensar na melhor maneira de combinar a expressão com a personalidade. Pode-se dar a ele alguma característica física marcante, algum jargão ou exageros em algumas reações.
Pensar na história passada do personagem é bom para desenvolver de forma lógica as atitudes e a personalidade dele. Também dá um ótimo tema para histórias.
Os personagens secundários também são importantes e devem ter aspectos e características próprias, mas não devem chamar mais atenção que o principal. Por interagirem com o protagonista, geralmente tem personalidades marcantes, com algumas características exageradas, quase como caricaturas.

PROPOSTA PARA ATIVIDADE PEDAGÓGICA

Desenvolvimento da linguagem de quadrinhos:
1. Como primeiro passo para introduzir a ação e expressão de um quadrinho, os alunos preencheriam balões de fala ou pensamento vazios em quadrinhos prontos.
2. O segundo passo seria o inverso da primeira, colocar uma frase ou fala e propor ao alunos que façam um quadrinho de acordo. Para isso é preciso desenvolver técnicas de desenho e composição básicos.
3. Por fim, desenvolver com os alunos uma historinha própria, desenvolvendo personagens, temática e cenários.

TURMA DO PENADINHO




Paródia a histórias de terror, narram as aventuras de habitantes noturnos de um cemitério. Entre os personagens, tem fantasmas, montros e esqueletos. Os principais são:

Penadinho: um fantasma entediado que procura se distrair tentando assustar alguém, mas na verdade é legal. Vive andando pelo cemmitério e interagindo com seus vizinhos de tumba e quando vivo, vivia numa casa no Bairro do Limoeiro.

Zé Vampir: vampiro amigo do Penadinho, que sempre tenta achar uma vítima para sugar o sangue, mas acaba se dando mal.

Muminho: múmia vinda do Egito Antigo. Coberto de ataduras e seus amigos adoram puxá-las, fazendo Muminho girar como um pião.

Frank: monstro burro feito artificialmente pelo doutor Frankstóim.

Lobi: lobisomem que se comporta como cachorro, uiva pra Lua, late, rói ossos e vive se coçando por causa das pulgas.


TURMA DO CHICO BENTO


Se passa no interior paulista, na fictícia Vila Abobrinha. Diferentemente dos personagens da Turma da Mônica, os personagens da Turma do Chico Bento vão à escola.Os principais personagens da Turma da Roça são:

Chico Bento: menino caipira, com chapéu de palha, descalço e que fala com sotaque caipira. Ajuda os pais na roça, vive assaltando o pomar do vizinho Nho Lau e namora a Rosinha. Mente e é preguiçoso, mas também é bondoso e ama a natureza.

Rosinha: namorada do Chico Bento, com quem vive brigando devido a seus atrasos. É arrumadinha, sempre usando um vestidinho de quermesse e sapatos.

Nhô Lau: fazendeiro rabugento, mas no fundo bom, que vive disparando sal grosso com sua espingarda nos meninos que invadem seu pomar de goiabeiras.


Tirinhas da Turma da Mônica III




Tirinhas da Turma da Mônica II






Tirinhas da Turma da Mônica







TURMA DA MÔNICA


Essa turminha interage com quase todos os personagens criados por Maurício e é sua publicação de maior sucesso.
Mônica: menina baixinha, gordinha, dentuça, com cabelos de banana e absurdamente forte. Adora das coelhadas em quem a aborrece, por isso é considerada a "Dona da Rua".
Magali: melhor amiga de Mônica, é meiga, magricela e tem um apetite extremamente grande. É frequentemente vista comendo melâncias.
Cebolinha: menino com cinco fios de cabelo e que fala "elado". Adora provocar a Mônica e vive criando planos infalíveis para derrotá-la, capturar seu coelhinho Sansão e se tornar o novo "Dono da Rua".
Cascão: garoto sujinho, morre de medo de água e vive sendo forçado a participar dos planos infalíveis do Cebolinha, mas acaba sempre estragando tudo e levando coelhadas ao lado do amigo.

CARTUNISTAS BRASILEIROS 2

MAURÍCIO DE SOUZA
Maurício de Souza começou desenhando cartazes e posteres para ajudar no orçamento doméstico e chegou a fazer ilustrações para o jornal de Mogi das Cruzes. Seu sonho era desenvolver o desenho artístico e se tornar desenhista profissional.
Sua primeira tirinha foi Bidu e Franjinha, a história de um menino e seu cachorro, em 1959. Depois criou outras tirinhas: Cebolinha, Piteco, Chico Bento e Penadinho. Além das tirinhas, começou a fazer publicações semanais tipo tablóide, com as histórias de Horácio, Raposão e Astronauta.
Nos anos 1970, foi lançada a revistinha da Mônica, seguida dois anos mais tarde pelos gibis de Cebolinha, Chico Bento, Cascão, Magali, entre outros.
Durante a década de 1980, com a invasão das animações japonesas, as histórias de Maurício perderam mercado.
Atualmente, as revistinhas recuperaram a estabilidade e vendem-se milhões de exemplares por mês. As histórias de Horácio, o pequeno tiranossauro vegetariano, são as únicas escritas apenas por Maurício.